Sempre que eu lia a passagem da Biblia sobre o cego de Jericó eu não entendia porque Jesus perguntou à um cego(!): - que queres que te faça?
Senhor, mas não estava na cara do homem o que ele queria?
Mas lendo atentamente o texto pude entender o contexto...o cego agiu certo até certo ponto.
Primeiro ele reconheceu Jesus como o messias, o prometido de Israel. Quando ele disse Jesus filho de Davi, ele reconheceu Jesus como Senhor e Salvador.
Segundo ele clamou. “Tende misericórdia de mim”. Sim, ele clamou! Porém, ele não foi específico no seu clamor...Ele pediu misericórdia e não cura...
Ué, mas Jesus não sabia o que ele queria, não estava vendo que o homem estava cego? Você pode estar se perguntando, assim como eu perguntei. Só que Jesus quis ensinar uma lição, não só ao cego, mas a todos que pudessem entender essa passagem.
Você tem sido preciso em suas orações? Porque muitas vezes não oramos como convém, oramos sem nem saber o que estamos pedindo... como se o Senhor tivesse obrigação de adivinhar o que a gente quer realmente!
Meu irmão, seja específico naquilo que você quer, pense se é realmente aquilo que você quer, não peça misericórdia quando você precisa de cura!
Muitas vezes, Deus, em sua infinita misericórdia nos responde assim mesmo...pois a Biblia diz que o espirito santo nos representa ao Pai com gemidos inexprimíveis.
Entretanto, se você clamar e buscar com convicção aquilo que realmente você quer e se você crer, Deus te responderá!
Jesus disse ao cego: Vê (ele foi curado) a tua fé te salvou.
E porque Jesus disse - a tua fé te salvou e não - a tua fé te curou? Ah, porque lá no início, quando o cego clamava -Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim! Ele estava dizendo, Jesus, eu creio em ti como o messias prometido, eu creio em ti que tu podes mudar minha história! E Jesus mudou a história daquele homem...porque ele creu em Jesus, por causa da sua fé.
E se você crer, Jesus também pode mudar sua história...mas seja específico em suas orações!
Texto do estudo:
E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.
Então clamou, dizendo:
Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo:
Que queres que te faça? E ele disse:
Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse:
Vê; a tua fé te salvou.
E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
Lucas 18:35-43
Escrito por Wilma Banegas