quarta-feira, 6 de julho de 2022

Testemunho: Sou sobrevivente de um relacionamento com Narcisista Oculto



Trouxe esse testemunho para ajudar pessoas a detectar ou mesmo a saber que podem superar um relacionamento com narcisista oculto. Se tiver condições procure terapia com profissionais sérios e especializados em transtorno de personalidade narcisista, pesquise mais sobre o assunto, há muitos vídeos no youtube, quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será sair da situação

Farei mais posts sobre esse assunto, para ajudar quem estiver num relacionamento com Narcisistas.

Testemunho:


Durante 13 anos convivi com uma pessoa a qual eu nunca sabia o que esperar. 
No início do relacionamento se mostrou um “príncipe”, gostava das mesmas coisas que eu, me tratava como uma princesa e pasmem: professava a mesma fé que eu! Enfim, era o “homem ideal”

Eu estava feliz, pois finalmente havia encontrado minha “outra metade da laranja”, até que um dia depois que eu o aborreci com alguma coisa que não me lembro, ele sumiu. Passou uma semana sem atender minhas ligações, sem dar notícias, me deixando confusa, sem saber o que eu tinha feito de errado. Um belo dia ele apareceu, como se nada tivesse acontecido. Esse foi o primeiro sinal, porém resolvi ignorar. 

O relacionamento foi avançando até que resolvemos casar. Um erro meu que paguei bem caro depois, pois ele já havia dado vários sinais de que não era uma pessoa “normal”.
O Narcisista Oculto sofre de transtorno de personalidade, porém como eu estava apaixonada, eu não tinha nenhum conhecimento sobre isso e achava que podia relevar, achava que era o jeito dele e um dia ele iria mudar. 

Vivia momentos de constante confusão mental. Cada vez que eu tentava impor limites de respeito e consideração por mim, ele usava diversas táticas para me controlar. Desde o tratamento de silêncio, em que passava vários dias me ignorando e sem falar comigo, até ameaças. Para evitar brigas eu sempre acabava cedendo às suas vontades. Isso me fazia sentir dores pelo corpo, confusão, insônia e até lapsos de memória. 

Ele também fazia questão de me fazer sentir ciúmes dele, estava sempre conversando com outras mulheres, dando atenção, abraçando, tudo para me deixar insegura. E quando eu reclamava sobre suas atitudes, ele dizia que eu era possessiva e ciumenta, que queria controlá-lo, que ele não estava fazendo nada demais, era o jeito dele. Eu caía na conversa dele e fazia vista grossa pra gente não discutir.

O narcisista oculto é um dos piores, pois como o próprio nome diz, é difícil de detectar, fazendo com que sua vítima demore anos para descobrir ou nunca desconfie de quem realmente ele é. Foi o que aconteceu comigo, apesar de sempre desconfiar de que algo muito errado estava acontecendo, não conseguia saber o que era realmente. 

Minha autoestima foi pro chão nesse relacionamento. Eu aceitava coisas inaceitáveis, tudo em nome do "casamento", pois sempre achava que um dia ele iria mudar. 

Um dia descobri que ele me traía com uma mulher de outro estado, através de mensagens eles faziam “sexo virtual”. Meu chão se abriu e eu fiquei em choque. Brigamos, decidi separar, porém ele veio atrás, me pediu perdão, disse que iria mudar, eu acreditei e perdoei. 

Durante algum tempo parecia que as coisas iam bem, ele escondia muito bem as coisas para que eu não descobrisse. Apesar de muitas vezes desconfiar, eu resolvia fazer vista grossa para que a gente não se separasse, afinal na minha cabeça eu achava que tinha que ficar com ele “pra sempre”. 

Sempre frequentamos a igreja e fazíamos a obra do Senhor. Ele sempre se mostrava um excelente marido na frente das outras pessoas. Fazia questão de me elogiar ao mesmo tempo que sutilmente expunha meus “defeitos” de modo sempre “engraçado”, me humilhando e ao mesmo tempo fazendo com que as pessoas tivessem uma idéia errada de mim e se afastassem. 

Eu falava isso pra ele, pedia que parasse com aquilo, ele dizia que eu levava tudo muito a sério, que era uma brincadeira e continuava, sem respeitar meus sentimentos. 

Até que houve uma segunda traição e essa foi bem cruel. Ele se envolveu com uma moça casada, da igreja onde congregávamos. Ela estava com o casamento em crise e resolveu arrumar outra pessoa para ter forças para sair do relacionamento dela de vez. E é claro que ele estava ali, “disponível” para ela. 

Foi um escândalo, os pastores ficaram sabendo e os colocaram no banco. Eu fiquei muito abalada, não conseguia acreditar que aquilo estivesse acontecendo. Ele mentiu horrores ao pastor. Disse que a culpa era minha, que eu não era carinhosa, que eu era isso e mais aquilo...enfim, ele me traiu e a culpa era minha. Ele disse que iria se separar, que não queria mais continuar naquele casamento e iria embora. 

Eu juntei o pouco de dignidade que me sobrou e falei que ele podia ir, que eu não iria segurá-lo. Aquilo abalou o ego dele e ele voltou atrás. Eu ainda acreditava que ele pudesse, a qualquer momento “cair em si”, ver o que estava fazendo e mudar. 

Durante um ano fiquei tentando "salvar" nosso casamento, sempre perdoando pra descobrir mais na frente que ele continuava se encontrando com a outra mulher. Descobri também que havia outras mulheres que ele dava em cima nas redes sociais. 

Comecei a assistir vídeos para elevar minha auto estima e orando muito a Deus, para que me ajudasse a entender o que estava acontecendo. Aos poucos fui elevando minha auto estima e nisso apareceu um vídeo sobre manipuladores abusivos no meu feed. 

Consegui detectar várias coisas que ele fazia nesses anos todos. Comecei a pesquisar mais até que um dia assisti um vídeo sobre Narcisista Oculto

Conforme a psicóloga descrevia o perfil do narcisista oculto, eu enxergava tudo o que ele fazia, era como se ela estivesse descrevendo ele! Fiquei chocada. 

Foi como despertar de um sono profundo. Comecei a pesquisar mais e descobrir o porquê de todas as minhas dúvidas. Dali em diante eu soube que ele não ia mudar, porque na verdade o narcisista não quer mudar, ele se sente bem humilhando e maltratando as pessoas. E Deus só muda quem deseja mudança. 

O Senhor foi me dando estratégias para lidar com a situação. Aprendi o método da “Pedra Cinza”, a ter domínio próprio e a controlar minhas emoções. Aos poucos, o Senhor foi restaurando minha auto estima, meu amor próprio e a me dar condições financeiras para não depender dele pra nada. 
O Senhor me deu equilíbrio, amor próprio e paz. 

Eu me afastei dele, temos contato mínimo, porém infelizmente ainda vivemos sob o mesmo teto, por motivos que independem da minha vontade. 

Sei que Deus está trabalhando e no momento certo estarei livre pra sempre dele. 

Isso tudo me ensinou a ser uma pessoa mais cautelosa e atenta. Tem um versículo que Jesus deixou que define bem a minha situação: 

Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas. Mateus 10:16 

Não devo perder minha essência e me deixar contaminar pelas maldades que sofri, porém tenho que usar a inteligência para lidar com essa situação. Eu o perdoei, não por ele, mas por mim mesma, pois a mágoa e rancor só corroem nosso coração e envenenam nossa alma. 

Porém, não quero mais voltar a me relacionar com ele. Não vou dizer que é fácil, porém é o Senhor quem me fortalece a cada dia. 

Hoje consigo ter vida abundante, a sentir prazer nas pequenas coisas e ser feliz. 
Voltei a sonhar e realizar meus projetos. Vivo um dia de cada vez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.