sábado, 6 de fevereiro de 2021

Resenha: Livro O Peregrino



Assisti o filme antes e confesso que isso me desanimou em ler o livro, porque achei o filme bem “estranho”. Porém, como é um clássico da literatura cristã e uma amiga me emprestou o livro pra ler, resolvi dar uma segunda chance à ele. 

No início achei o desenrolar da história um pouco cansativa, mas lendo com cuidado e atenção pude notar vários pontos positivos. 

 A história do livro conta a saga de Cristão para chegar até o país celestial. No curso de sua trajetória muitas coisas acontecem, dando um paralelo à realidade de um cristão verdadeiro. Lembrando que, no inicio do livro, o autor diz que tudo o que narrou fazia parte de um sonho que ele teve, então muitas coisas que acontecem durante a leitura não estão de acordo com a Bíblia e sim de acordo com o sonho dele. 

Achei bem interessante as colocações onde ele narra sobre a trajetória de um cristão para conseguir chegar ao céu. Eu gostei da leitura, vale a pena como entretenimento e conhecimento de um clássico da literatura cristã. 

A história é simples e ao mesmo tempo tem um desenrolar complexo e é preciso prestar bastante atenção no que o autor está querendo passar. Muitas passagens do livro nos levam a refletir sobre nossas próprias experiências como cristãos, outras nem tanto. 

Uma coisa que gostei muito também é que o livro tem vários desenhos em preto e branco, de acordo com a narrativa. Eu amei isso! 

Enfim, recomendo a leitura a quem quiser conhecer esse livro que tem mais de 300 anos, porém continua atual. 

Sinopse: 

O peregrino é uma narrativa cheia de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final. O enredo mescla-se à interpretação simbólica, e o resultado é uma incrível experiência literária e espiritual. O peregrino é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.