quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Olhe mais para dentro de si mesmo e seja mais feliz.



No texto de Mateus 7 Jesus nos fala sobre olhar mais para nós mesmos, para nos consertarmos primeiro aquilo que precisa ser consertado em nós mesmos e só então, teremos condições de ajudar o outro a se enxergar e se consertar. 

Nos versículos 4, 5 e 6, Ele diz:

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mateus 7:3-5 

Quando começamos a olhar para nós e nos consertarmos (tirar a viga do olho), começamos a ter empatia pelas outras pessoas, pois entendemos nossas próprias limitações, que todos somos pecadores. 

O que acontece é que muitas vezes colocamos nossos pecados de lado e apontamos o pecado de nosso irmão. Acusamos, julgamos como se fôssemos totalmente sem pecados . 

Como aqueles que pegaram a mulher adúltera e trouxeram pra Jesus. 

Jesus não julgou, nem muito menos condenou a mulher. 

Ele mandou que cada um de seus acusadores, olhasse pra dentro de si mesmo e sondasse se tinha algum pecado e só então, aquele que não tivesse nenhum pecado, atirasse a primeira pedra. O final todos sabem, né? 

O que Jesus está dizendo no texto é que se passarmos a vida olhando pra fora, para os pecados dos outros, ao invés de olhar pra dentro de nós mesmos e nos consertarmos, jamais teremos uma vida completa e abundante! 

Vejam o que ele diz nos versículos 13 e 14

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! 
São poucos os que a encontram". 

Portanto, o que devemos buscar a cada dia é olhar para dentro de nós mesmos e procurar sermos mais parecidos com Jesus. Ao fazermos isso, conseguiremos entrar pela porta estreita que nos levará à vida!

Quando temos mais empatia pelas pessoas, começamos a sermos mais leves e mais felizes, porque entendemos que todos somos pecadores, que todos nós podemos errar.

Fica mais fácil entender o que levou o outro a fazer algo que nos magoou e consequentemente a perdoar com mais facilidade.

Muitos procuram satisfação em apontar os erros do outro, porém a verdadeira felicidade está olhar dentro de nós, conhecer que todos somos pecadores e que precisamos da misericórdia do Senhor. 

Quanto mais nos aceitamos, nos conhecemos, mais podemos ser mais tolerantes, felizes e termos mais  empatia pelo outro! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.