sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dica de livro: A mágica da arrumação



A mulher virtuosa Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Pv 31:27 

Acabei de ler e colocar em prática o livro "A mágica da arrumação" de Marie Kondo. É um livro excelente, mudou minha maneira de pensar a respeito de organização. Não é um livro evangélico, mas um livro de ajuda para você manter sua casa organizada de uma forma simples e eficaz.




De uns anos para cá, por mais que eu arrumasse todos os dias minha casa, ela não ficava organizada, eu olhava para os lados mas não me sentia feliz. Antes, morávamos em uma casa bem grande, onde acumulamos muitas coisas no decorrer do tempo. Porém, compramos uma casa bem menor e foi aí que os problemas começaram.

No início doamos vários móveis e o restante das coisas, entulhamos em vários lugares da casa, na esperança de darmos um jeito com o passar do tempo. Só que as coisas acabaram desandando e por mais que eu limpasse e arrumasse nossa casa, eu não conseguia me alegrar com o resultado. Me lembro que um dia cheguei a chorar pedindo a Deus que me ajudasse, porque não me sentia bem com aquela situação. Comecei a pesquisar sobre organização e consegui muito pouco resultado. Fiz o método "Fly Lady" durante um ano, mas não me sentia satisfeita. Até que eu ouvi falar desse livro da Marie Kondo e senti que finalmente conseguia enxergar uma solução para meu problema.

Quando comecei a ler, imediatamente coloquei em prática as dicas que ela passa no livro e consegui finalmente deixar minha casa organizada!

O método consiste em você separar seus pertences por categoria e ficar somente com as coisas que te dão alegria, o que não te der alegria, descarte ou doe.

Fiz isso com meus livros e DVDs. Doei cinco sacolas para a biblioteca do meu bairro! Eu amo ler e ver filmes, mas reparei que a maioria dos livros eu já havia lido e não havia gostado, outros nem havia lido e nem pretendia ler um dia. Vi que a maioria dos filmes em DVDs eu já havia visto várias vezes e não pretendia mais ver, então pra quê eu iria mante-los entulhando a estante da sala?

Depois fui andando pela casa pegando objetos de decoração que não me davam alegria, ou os mantinha apenas por pena de descarta-los. Enchi quatro sacolas e doei à um brechó beneficente. Minhas roupas, sapatos  e bijouterias também fiz a mesma coisa, doei ao mesmo brechó. Esses últimos foram doze sacolas!

Na cozinha separei utensílios que não usava, panelas velhas, potes de plásticos que não usava, copos de festas que ganhei e guardava, nem sei pra que...mais cinco sacolas!

Papéis e contas de há mais de vinte anos da outra casa encheram mais quatro sacolas!

Ao todo foram trinta sacolas a menos de coisas entulhando minha casa!

É incrível quando percebemos quantas coisas guardamos simplesmente por achar que "um dia vou usar", ou objetos que temos pena de descartar, mas que nem combinam com a decoração de nossa casa...

O livro me ensinou que "uma casa desorganizada reflete uma mente desorganizada". Deus é organizado, Ele tem tudo sob controle, então porque serei desorganizada?

Esse livro abriu minha mente sobre o que é realmente essencial em minha vida. A felicidade não está em adquirir bens materiais e acumula-los, mas em ter uma casa organizada, para viver bem com minha família.

"A vida começa depois que a casa está em ordem".
Marie Kondo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.