Elimeleque era um israelita que devido a escassez de chuva em Judá, resolve ir com sua esposa e dois filhos para Moabe.
Porém,Elimeleque não pediu orientação à Deus. Ele fez uma escolha e essa escolha o levou à própria morte e a de seus filhos.
As vezes fazemos escolhas erradas, que podem ter resultados terríveis em nossas vidas, por isso é necessário pedir orientação à Deus.
O que pra nós pode ser uma coisa boa, na verdade no futuro pode ser uma maldição.
Noemi, a esposa de Elimeleque, ao se ver sozinha e desamparada, resolve voltar à sua terra, pois fica sabendo que o período de seca havia passado. Ela fez uma boa escolha, visto que entendeu que Deus não gostara da escolha de seu marido.
Porém, Noemi morava com as esposas de seus filhos, que gostam muito dela. Elas querem voltar à Judá com ela, porém Noemi não quer, pois sabe que será difícil para as moças arrumarem novos esposos em sua terra, já que os israelitas desprezavam o povo de Moabe.
Orfa é uma das noras e faz sua escolha de voltar para seus familiares. Rute, a outra nora escolhe seguir Noemi de volta à sua terra natal. Rute 1:16-17
Rute faz uma boa escolha, pois deseja que o Deus de Israel seja o seu Deus.
Os moabitas serviam outros deuses e se Rute voltasse para sua família seria obrigada a servi-los.
Ao escolher o Senhor, essa decisão irá mudar totalmente sua história.
Já em Judá, Rute decide arrumar um trabalho de respigadora na colheita. Esse trabalho irá ajudar ela e sua sogra a sobreviverem.
Deus proveu aos necessitados através de Leviticos 19:9
Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até às extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas de sua colheita.Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro
Ao fazer novamente uma boa escolha, Rute conhece Boaz, um homem bom e rico, que quando a vê podemos notar um certo interesse dele por ela. Boaz protege Rute dizendo que ela pode trabalhar com suas servas e ter os mesmos benefícios que elas.
Ao voltar para casa aquele dia, Rute conta à Noemi como Boaz foi generoso com ela. Noemi se surpreende e vê ali uma oportunidade de unir Boaz com Rute.
Noemi explica para Rute a lei que Deus fez sobre um parente resgatar as terras de outro parente após sua morte e se casar com a viúva deste, dando-lhe proteção. Levíticos 25:25
Noemi vê a mão de Deus operando sobre sua vida e de Rute e isso a deixa muito feliz. Ela vê a oportunidade de ver suas terras nas mãos de um outro parente e de quebra ter sua querida nora casada com um bom homem. Nesse tempo, uma mulher precisava da proteção de um homem, seja seu esposo ou filhos homens. Do contrário não teria como se sustentar e se defender.
Então Noemi planeja junta-los através de uma estratégia.
Rute mais uma vez escolhe confiar em sua sogra, mesmo não entendendo o que iria fazer, ela diz que fará tudo que sua sogra mandar. Rute 3:5
O plano de Noemi dá certo. Boaz se encanta com a possibilidade de ter Rute como sua esposa, porém ele precisa consultar um outro parente que também tinha direito ao resgate de Rute. Nessa parte do texto percebemos que Boaz é um homem justo.
Ele faz sua escolha, preferindo consultar seu parente do que simplesmente “passar por cima” disso e se casar com Rute. Boaz obedece a lei de Deus.
Boaz consegue que o outro parente desista do negócio. Ele então se casa com Rute e eles tem um filho.
Noemi vai morar com Rute e essa entrega seu filho aos cuidados de Noemi, que se alegra com a criança como se fosse sua mãe.
É uma história bela e com final feliz.
Rute escolheu sabiamente. Seu nome e sua história foram imortalizados através do Livro de Rute da bíblia.
Ela não teve só um livro que contasse sua história, mas ela faz parte da genealogia do Messias, já que seu filho Obede foi avô de Davi que deu linhagem à Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.