segunda-feira, 29 de abril de 2019

Como somos manipulados ao consumismo

A mídia e redes sociais são usadas para moldar sua mente a consumir cada vez mais, isso é imposto desde a infância, te fazendo acreditar que tudo se resume a consumir para satisfazer todas as suas necessidades.

Hoje trago nesse estudo, a título de conhecimento, a hierarquia das necessidades de Maslow. Assim, quero te mostrar a verdade sobre como você é manipulado através do marketing excessivo das mídias e redes sociais.

"E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (Lc 12: 15).  

Abraham Maslow (1908 - 1970) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta da hierarquia das necessidades de Maslow, onde dizia que as necessidades humanas são dispostas em uma hierarquia, da mais urgente para a menos urgente, teoria também conhecida como a Pirâmide de Maslow, reproduzida na figura abaixo. A partir dessas necessidades, Maslow procurou compreender e explicar as ações e o comportamento humano.





Feito as apresentações agora irei me concentrar em discutir apenas esta afirmação: As pessoas tentam satisfazer as necessidades mais importantes em primeiro lugar. Quando conseguem satisfazer uma necessidade importante, tentam satisfazer a próxima necessidade mais importante. Entende-se que, antes de passar para uma próxima necessidade, é preciso primeiro satisfazer uma necessidade anterior.

Maslow ainda diz que "se todas as necessidades estão insatisfeitas e o organismo é dominado pelas necessidades fisiológicas, quaisquer outras poderão tornar-se inexistentes ou latentes", ou seja, há de se começar satisfazendo primeiro a necessidade fisiológica, não há um outro jeito.

Exemplo: Um homem passando fome (necessidade 1) não quer saber como é visto pelos outros (necessidade 3 e 4) e tampouco se importa em realizar uma viagem internacional ou comprar uma obra de arte (necessidade 5). Porém, anos se passaram e o mundo mudou, o consumismo hoje alcança níveis nunca antes visto.

Mas o que esse consumismo tem haver com a Teoria de Maslow?

Qual o sentido do titulo desse texto afinal?

Vamos lá, eu explico. Se Maslow diz que é preciso satisfazer uma necessidade anterior para então passar para a próxima, como explicar então os casos, cada vez mais comuns por sinal, de pessoas querendo a todo custo buscar status e reconhecimento comprando um carro importado de altíssimo valor (necessidade 4) para depois estacioná-lo em sua casa de condições precárias, em um bairro afastado e sem nenhuma segurança? (deixando de lado a necessidade 2).

Como explicar ainda que essas pessoas preferem alimentar esse status, pagando um seguro para esse automóvel, sem sequer ter um plano de saúde para si mesmo? Plano esse que um dia poderá salvar a sua própria vida?

Onde está a hierarquia de necessidades que diz que primeiro devemos satisfazer nossa segurança e depois buscar o reconhecimento?

Como explicar os recentes casos de mortes de pessoas em jogos online de computador, quando seres humanos sacrificam a sua necessidade básica de comer e dormir para acompanhar seu círculo de amizades, mesmo que isso lhe custe a própria vida?

Ainda nâo está convencido? Então vamos partir para um exemplo totalmente consumista: Supomos uma família com baixo rendimento, seus hábitos de consumo se restringirão à compra de alimentos básicos como feijão e arroz e roupas para se abrigar do frio. Gastos com luxo estão praticamente descartados para esta camada da população. O luxo está descartado? Será verdade? Não é o que diz uma pesquisa realizada no ultimo Natal , onde consumidores da classe D (com renda familiar em torno de R$750,00) revelaram que uma de suas principais intenções de compras estão produtos como TV de plasma, LCD ou LED"

Enfim, no tempo em que nossos avós compravam um par de calçados para durar a vida inteira podia sim existir uma hierarquia de necessidades, hoje, acredito eu, cada vez menos essa hierarquia é "escalada" degrau por degrau.

O que me faz refletir sobre o assunto é o seguinte, até que ponto o marketing é responsável por influenciar nossos desejos e alterar as ordens de nossas necessidades básicas fazendo com que pulemos esses degraus que Maslow defendeu durante tantos anos?

Sabia ele que o Marketing influenciaria o consumidor a tal ponto?

 Minha resposta é que sim, ele sabia que o marketing influenciaria o consumidor e que hoje, o que vemos é o reflexo de anos de manipulação da mídia, com marketing excessivo, para que desde criança estarmos condicionados a consumir cada vez mais, deixando de lado nossas necessidades básicas, apenas para mostrar “status”.

E porque somos manipulados?

Porque para os grandes empresários, é necessário essa mentalidade, assim se tornam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Por isso, é necessário uma mudança em sua mente, para que você comece a analisar o que é prioridade e o que não é.

Quando você começar a discernir o que é realmente necessário consumir, você será liberto, assim como Jesus falou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

 Jesus é essa verdade, e ele quer que vivamos uma vida abundante, sem manipulação em nossas mentes.


 Fonte : Diego Andreasi

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