quinta-feira, 20 de junho de 2019

As redes sociais podem afetar sua saúde mental







Um estudo feito pela Royal Society for Public Health, instituição de saúde pública, em parceria com o Young Health Movement, revelou que as redes sociais podem ser consideradas mais viciantes do que o álcool e o cigarro. As taxas de ansiedade e depressão aumentaram 70% nos últimos 25 anos. Os pesquisadores pediram aos participantes que analisassem cinco redes sociais – Youtube, Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat – e identificassem aquelas que tinham maior impacto negativo sobre eles.

O Instagram levou a pior nota, sendo considerado a mais nociva das cinco redes por fazer os usuários se sentirem ansiosos, depressivos e solitários. O YouTube foi considerada a mais benéfica, por trazer informações confiáveis, permitir a autoexpressão dos participantes e dar apoio emocional aos usuários.

Um dos co-fundadores do Facebook, Sean Parker admitiu que a rede social funciona “explorando uma vulnerabilidade na psicologia humana”. 

Eu já contei aqui no blog como descobri o motivo de minha ansiedade causada pelo instagram.
Se você parar pra pensar sobre o motivo de tirarmos fotos de nossa viagem, nossa casa bem decorada, nosso carro do ano, nosso relacionamento “feliz e perfeito” e colocar em uma rede social. Poderá chegar a conclusão de que, lá no fundo, queremos causar uma “invejinha” no outro.

Porque será que ao invés de curtir o momento daquela festa, daquela viagem, daquele jantar delicioso, preferimos tirar fotos e rapidamente postar nas redes sociais para que outras pessoas possam ver? Será que essas pessoas realmente estão curtindo o momento? Claro que não.

Eu confesso que até pouco tempo fiz muito isso. Eu achava legal, até que passei a sofrer com ansiedade. Aí resolvi pesquisar sobre o assunto e percebi o quanto as redes sociais podem ser nocivas à nossa saúde mental, sem darmos conta disso.

Quando tiramos fotos ou fazemos “stories” dos melhores momentos para postar nas redes sociais, não estamos vivendo o presente, isso com o tempo causa uma insatisfação, um vício dentro de nós que, se não cuidarmos, pode desencadear uma crise de ansiedade ou até uma depressão.

As pessoas vêem a “vida perfeita” dos outros e começam a comparar com sua vida imperfeita. Muitas pessoas não se dão conta de que sua tristeza, sua insatisfação consigo mesmas, são causadas pelas redes sociais.

Eu mesma demorei muito pra perceber isso. E só percebi porque ví um vídeo da @erikakarpuc onde ela fala sobre isso. Além disso, quando causamos “invejinha” no outro ou sentimos “invejinha” da “vida perfeita” de outra pessoa, estamos pecando. Deus sempre nos orienta a nos contentarmos com o que temos, a não cobiçar nada de ninguém.

 As redes sociais passam a ideia de vida perfeita e sabemos que isso é impossível. Logo, quando passamos muito tempo nelas temos a impressão de que nossa vida não condiz com a “realidade” das redes sociais. Isso gera insatisfação e frustração.

Sem percebermos, aos poucos nossa autoestima vai minando. É como se não fizéssemos parte daquilo, afinal nosso relacionamento tem problemas, nossa casa não é tão perfeita, nossos momentos parecem sem graça em vista dos momentos incríveis de outras pessoas. Sem percebermos vamos nos entristecendo com nossa vida “sem graça”. No final isso pode trazer danos irreversíveis à nossa saúde mental.

Quanto mais usamos as redes sociais, principalmente o instagram, mais estamos expostos a esse tipo de problemas.

O que fazer então se você gosta dessas redes sociais? Primeiro deixe de seguir os perfis que sempre postam esse tipo de coisa pra te causar “invejinha”. Mesmo que seja seu amigo ou parente, deixe de seguir. Afinal, é melhor você ficar bem, do que agradar as pessoas e adoecer.

Regule a quantidade de horas em que você navega nas redes sociais, evite principalmente antes de dormir.

Siga somente perfis que te acrescente algo positivo. Evite perfis de fofoca, notícias violentas, vida perfeita, dietas rigorosas etc.

Hoje, os distúrbios psíquicos afetam o bem-estar em escala jamais registrada na história humana. E isso tem relação com as redes sociais, principalmente o instagram. Portanto, todo cuidado é pouco quando se trata em passar muito tempo em redes sociais.

Por último e mais importante, lembre-se que você foi comprado por alto preço, Jesus derramou seu sangue na cruz para que você fosse livre. Portanto, não se deixe prender nos laços malignos de uma rede social.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - João 8:32 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.