segunda-feira, 10 de junho de 2019

Se comparar ao outro pode causar depressão










Quando nos comparamos negativamente em relação ao outro, começamos a entrar em um ciclo de frustração e isso pode nos levar à depressão.

Saul entrou nesse ciclo e o fim dele todos sabem. Ele já era rei, mas ao ouvir as mulheres engrandecer Davi, ficou com inveja e isso criou nele uma frustração que o levou à depressão e depois à loucura. 

Então Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram muito, e pensou: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares. Na verdade, o que lhe falta, senão só o reino? Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita. 1 Samuel 18:8,9

Saul estava numa posição superior à Davi, ele era rei, porém mesmo assim ele sentiu inveja da fama de Davi. Isso prova que nem sempre a comparação quer dizer que a pessoa é inferior ou tem uma posição inferior ao outro.

Hoje em dia nas redes sociais há uma ostentação de bens e “felicidade”, que se não vigiarmos, podemos entrar nesse ciclo sem perceber!

Há alguns meses comecei a ficar extremamente insatisfeita com minha casa. Queria mudar tudo, trocar de móveis, pintar, alterar tudo. Como o dinheiro estava curto comecei a entrar num ciclo de frustração e tristeza. Então busquei ajuda no Senhor, orei para que Ele me mostrasse o que estava acontecendo comigo e Ele me mostrou.

Há uns anos comecei a me inscrever em vários perfis sobre decoração. E, no início gostava de entrar nos perfis e admirar as lindas casas das pessoas. Eu tinha mil ideias de decoração que poderia aplicar na minha casa e me sentia feliz com isso. Porém, como não conseguia realizar meus projetos, devido à falta de dinheiro, comecei a me entristecer. Quanto mais eu via os perfis, mais insatisfação eu sentia, ao ponto de não sentir mais prazer em minha casa, não sentir nem vontade de arrumá-la! Afinal, eu pensava comigo, de que adianta arrumar, se nunca ficará linda como as que vejo na internet?

Foi algo que foi acontecendo aos poucos, sem que eu percebesse. Deus me fez ver onde eu estava pecando. Ao perceber que minha casa não era igual aquelas casas bem decoradas, eu me frustrava, me sentia diminuída, quando não devia sentir isso. Deus me deu uma casa própria, eu devia estar grata por isso! Deus me deu um dom, posso transformar minha casa com poucos recursos, mas não era o que eu estava fazendo, eu estava apenas olhando para as outras casas e desejando que a minha fosse igual. E não preciso pensar desse jeito!

Se Deus não tivesse me mostrado onde eu estava errando, talvez eu acabasse entrando em depressão. 
Quando percebi o que estava fazendo, pedi perdão ao Senhor, deletei os vários perfis que estavam me causando insatisfação e arregacei as mangas para limpar e arrumar minha casa. Devo cuidar daquilo que Deus me deu da melhor maneira. Não preciso ficar olhando para outras casas e comparando a minha com elas.

Assim deve ser com tudo em nossa vida. Não se compare com outras pessoas, não pense que o marido ou esposa do outro é melhor que o seu. Não pense que, porque aquela pessoa viaja pra lugares maravilhosos e posta fotos nas redes sociais é mais feliz que você. E, se por acaso você sentir que isso está te incomodando, delete, pare de seguir!

É melhor fazer isso do que pecar, sentindo inveja. Olhe mais para você, para sua vida, do que para a vida dos outros.

 Fazendo assim, você será bem mais leve e feliz!

"Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém" (Gálatas 6:4).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.