domingo, 18 de agosto de 2019

Saiba quem você é





Outro dia minha chefe se aborreceu com algo e despejou em cima de mim várias palavras duras, me colocando como se eu fosse um nada, uma “zé ninguém”, alguém sem valor algum. É óbvio que na hora fiquei muito mal, ainda mais que ela falou isso bem alto para quem quisesse ouvir. Porém, quando a poeira baixou, comecei a analisar tudo o que ela tinha dito. Sei que ela falou por raiva, por despeito e sei lá mais o que.

Eu tenho convicção de quem eu sou. Em primeiro lugar, sou filha do Deus altíssimo, isso já me dá uma certeza que não sou uma “zé ninguém”!

Outra coisa é que eu sei fazer bem o meu trabalho, sei do que sou capaz, sei que faço o meu melhor, então o que outras pessoas pensam de mim não me atinge, mesmo que essa pessoa seja minha chefe!

Muitas pessoas se magoam profundamente com o que os outros pensam ou falam delas, porque na verdade não se conhecem, não sabem quem são. Por isso é preciso você ter convicção de quem você é, das suas capacidades.

Hoje em dia a maioria das pessoas acham que humildade é se desvalorizar. Humildade não tem nada a ver com se desvalorizar, tem a ver com tratar seu próximo como você gostaria de ser tratado: com amor e respeito. Isso é ter humildade. Você não precisa se achar menor do que ninguém e nem maior ou melhor. Somos iguais, portanto merecemos respeito como iguais. Uma pessoa que precisa desvalorizar e menosprezar a outra para se sentir bem, é uma pessoa doente, que merece somente minha misericórdia e perdão, nada mais.

Para se conhecer, você precisa saber quais suas virtudes e quais seus defeitos. Quando você tem consciência disso, você sabe onde precisa melhorar. Se autoconhecer, não é um trabalho fácil,. Eu tive que pedir ajuda a Deus nesse processo. E Ele foi me mostrando onde preciso melhorar.

Se eu não tivesse consciência das minhas capacidades, talvez eu ficasse extremamente afetada com os comentários da minha chefe. Porém, não foi o que aconteceu, consegui continuar trabalhando, sabendo que o problema não está em mim, mas nela.

Eu agradeci a Deus por ter me ensinado a me valorizar, a saber quem eu sou nesse mundo. Eu sou luz e luz incomoda as trevas. As pessoas podem não gostar de você, podem te ofender, dizer palavras duras, mas caberá a você aceitar ou não, cabe a você absorver ou não essas atitudes que não dizem respeito a você.

Nós como cristãos devemos ter autoconhecimento, precisamos encarar nossa própria realidade.Nosso propósito, nossos defeitos e nossos talentos. Quanto menos você se conhecer, menos utiliza o seu potencial e menos produtivo se torna no reino de Deus.

Quem não conhece a si mesmo e não se aceita, dificilmente saberá reconhecer e aceitar o irmão e o próximo.

Davi sabia quem ele era e o que ele era capaz de fazer, com a ajuda de Deus, quando enfrentou Golias. Ele havia lutado antes com um leão e um urso e vencido. Isso lhe dera uma noção do que ele podia fazer, se tivesse o Senhor ao seu lado.

O cristão precisa dessa certeza, caso contrário será sempre um fracassado.

Veja que o exército inteiro de israel também criam no Senhor, mas eles não o conheciam, não sabiam o que podiam fazer com a ajuda do Senhor!

Somente Davi sabia. E é essa certeza que precisamos ter, para não nos deixarmos abalar com o que vier nos afrontar.
Quando um Golias te afronta você quer ser como Davi ou como o exército de israel?

Nossas atitudes são determinadas por aquilo que pensamos sobre nós mesmos.

Se você quer ser como Davi, não aceite os rótulos que te colocam, não aceite que o fracasso do passado influencie o que você é no presente, não deixe o pecado e nem o mundo te guiar, somente permita que Deus te conduza.

Conheça mais de Deus, se aproxime mais Dele.

Quando sabemos quem é o Deus de Israel, e quem somos no reino de Deus, nada nos abala.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.