terça-feira, 22 de setembro de 2020

Faça um jejum de notícias.





Ouvi o termo “jejum de notícias” pela primeira vez do Dr. Andrew Weil, que escreve sobre medicina natural e cura espontânea. Weil recomenda fazer uma abstinência de noticiários porque acredita ter um efeito terapêutico para o ser humano. Para ele, é uma questão genuína de saúde. Minha própria recomendação para essa privação tem a ver com a psicologia da automotivação. 

Se você passar alguns períodos sem ouvir, ver ou ler notícias, vai perceber um aumento no seu otimismo. Vai se sentir com mais energia. “Mas eu não deveria estar sempre bem-informado?”, as pessoas me perguntam. “Não é meu dever de cidadão me atualizar sobre o que está acontecendo na comunidade?”

Atualmente, o objetivo principal dos noticiários não é informar, mas estimular nossas emoções de toda forma possível. Toda noite veremos sofrimento humano, injustiças, violência. Somos programados com essas informações repulsivas e assustadoras o tempo todo, e com isso nos tornamos menos motivados e mais pessimistas. 

Um jejum de notícias é uma cura restauradora para esse problema. Você pode fazer isso um dia por semana, para começar, e depois voltar a assistir aos programas sensacionalistas no dia seguinte se fizer questão. 

Assim que começar a jejuar, perceberá o seu estado de espírito bem mais leve e animado. Há muitas outras maneiras de se manter atualizado. A internet tem sites maravilhosos, com bons textos de análise crítica. De fato, é melhor estar beminformado intelectualmente do que emocionalmente. Há sites de revistas semanais e mensais, além de periódicos on-line, fazendo um ótimo trabalho ao oferecer uma perspectiva abrangente, calma e sensata do que acontece no mundo. 

Não tenha medo de perder alguma notícia relevante. Você ficará sabendo dos fatos mais importantes, como uma guerra, um desastre natural ou um assassinato, tão rapidamente quanto se estivesse com a TV ligada no noticiário. 

Comece a experimentar um jejum de notícias hoje mesmo. Faça por um curto período e depois vá estendendo-o. Se voltar a assistir aos noticiários, já estará consciente do que o programa está querendo fazer com você. 

Não absorva tudo passivamente, como se o que vê fosse um retrato da vida real. Não é. Eles não vão lhe falar de quantos milhares de aviões pousaram tranquilamente nos aeroportos naquele dia.


Trecho do livro: 100 maneira de motivar a si mesmo de Steve Chandler

Versículos para meditar:


"Quanto ao maisirmãostudo o que é verdadeirotudo o que é honestotudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." - Filipenses 4:8 

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".Colossenses 3:2.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.