quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Testemunho: Livre do consumismo



Há alguns anos atrás, precisei ficar um ano sem comprar nada supérfluo. Precisávamos ter nossa casa própria, então tínhamos que fazer sacrifícios. Deus abriu as portas e fez com que realizássemos nosso sonho, mas não foi nada fácil.E eu agradeço muito a Ele por isso, através dos sacrifícios, consegui enxergar o quanto estava cega com relação ao consumismo.

Eu achava que precisava comprar coisas para "ostentar" o quanto era abençoada financeiramente. A mídia só contribui com inúmeras propagandas de coisas que você "precisa ter", não porque é útil, mas para que outros te invejem.

Foi um processo demorado de libertação do consumismo, comecei a perceber que não preciso ter dez pares de sapatos se, no máximo, só consigo usar três durante a semana! Porquê terei vinte tipos de perfumes, se gosto apenas de dois? Ter dez bíblias quando uso somente uma?

Comprar nos faz sentir bem, mas quando compramos somente por comprar, isso se torna um vício. É necessário lembrarmos que precisamos ter o domínio próprio.

Antes eu comprava toda semana, comprava pelo prazer de comprar. Quando precisei me abster, comecei a ver quantas coisas comprei e sequer usei! Comecei a questionar se realmente eu precisava daquilo em minha vida. Até que ponto aquilo realmente me fazia bem, pois após a compra eu não ficava satisfeita e já começava a procurar outra coisa, para ser meu objeto de desejo.

Nunca me sentia totalmente satisfeita com o que eu tinha. Não me sentia grata a Deus pelas coisas que eu comprava, pois estava sempre em busca de querer mais e mais!

Comecei a perceber que podia viver muito bem sem comprar nada supérfluo, podia viver com o que eu tinha, sem precisar comprar algo toda semana para me sentir bem.

Hoje sou grata à Deus por cada coisa que eu tenho, dou valor a cada item conquistado, mas já não sinto aquela vontade louca de consumir.

Antes de comprar eu me pergunto:

"Será que preciso mesmo comprar isso? Será que realmente irei usar esse item?"

Se a resposta for não, eu não compro. E isso é libertador!

"...Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (Lc 12: 15).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.