quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O que é ser sóbrio segundo a Bíblia?



Há quase um mês atrás percebi que estava bem acima do meu peso. Com isso estava sentindo umas dores no joelho, devido o sobrepeso. Comecei a diminuir a quantidade de alimentos calóricos, a comer de maneira mais saudável, evitando alimentos com farinha de trigo, gorduras impróprias e reduzi bastante o açúcar. Em questão de dias comecei a emagrecer.

Isso me fez pensar sobre o versículo bíblico que diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”
I Pedro 5:8

O significado de sóbrio na bíblia quer dizer ser moderado.Tudo o que é em excesso faz mal. Seja comer, beber, comprar, falar,etc. Em todas as coisas, temos que usar de bom senso e sermos moderados. Do contrário, o diabo encontrará uma brecha para te atacar. Se eu não tivesse percebido à tempo, o quanto precisava controlar minha alimentação, poderia ter adoecido seriamente. 

Assim é nas outras áreas também. Se gastamos além do que ganhamos, com certeza teremos problemas financeiros. Se falamos tudo o que nos vem na mente, com certeza teremos problemas em nossos relacionamentos.

Quando deixamos a moderação de lado, o inimigo tem brecha para nos atingir. Hoje em dia vemos tantas pessoas com compulsão em comprar, comer, beber,falar, etc que não conseguem se controlar, precisam de ajuda terapêutica. Se tivessem parado lá no início, talvez não chegassem onde chegaram.

"Nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, tendo sempre por capacete a esperança da salvação..." I Tessalonicenses 5:8

O contrário também é maléfico: pessoas que não comem, se tornam anoréxicas, que não compram nada, se tornam avarentas, que não abrem a boca pra nada, se tornam demasiado solitárias ou sufocadas, podendo se tornar suicidas. Tudo em nossa vida deve ser feito com moderação.


 

28 comentários:

  1. Estava acontecendo coisas desse jeito comigo eu estava falando mas dá marca Deus me tocou amigos .

    ResponderExcluir
  2. Exegese muito bem feita. Que nós possamos aproveitar,analisando e meditando para o nosso bem maior.

    ResponderExcluir
  3. Nós termos mesmo tomar cuidado com todas as coisas , às vezes és coisa pequena que vira furacão ou em vulcão , que O NOSSO AMADO SENHOR JESUS CRISTO TODO PODEROSO SEMPRE TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS ALELUIA FICAM NA SANTA PAZ E AMOR AMADOS IRMÃOS ABENÇOADOS 😍🙌🌹

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Amei,agora minha vida vai se tranformar.( regrar)..Obg Deus...

      Excluir
  5. Palavras sábias. Muito boa para meditar,traz um alerta pra nós.

    ResponderExcluir
  6. É eu também precisa de ouvir essa palavra

    ResponderExcluir
  7. Eu também preciso muito mesmo na minha vida

    ResponderExcluir
  8. Vou utilizar essa palavra hoje na igreja,belo ensinamento

    ResponderExcluir
  9. muito bem colocada essa palavra eu tbm preciso me polícia temos que se moderado em toda nossa maneira de viver glórias a Deus despertamento para nós fiquem todos na paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  10. Que Deus continue te abençoando meu irmão!!

    ResponderExcluir
  11. Que palavra abençoada. Falou muito comigo

    ResponderExcluir
  12. Sábias palavras. Era tudo que precisava ouvir.Deus te abençoe e obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Palavra abençoada,muito edificante para mim. Obrigada. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Moderação é a palavra de ordem nesse texto.Que nosso Senhor Jesus Cristo cuide com seu infinito amor de cada um de nós. Amém!

    ResponderExcluir
  15. Nossa... Que perfeito.
    Estava eu lendo aki e essa palavra "sóbrio" me saltou. Quis conhecê-la melhor. Achei esse artigo, maravilhoso.
    Td haver cmg, tbm estou acima do peso e não foi por isso que estava meditando... Mais com certeza me ajudou.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  16. E na vdd sabemos disso.
    Que Td tem que ter MODERAÇÃO.
    Td em excesso estragar, atrapalha.

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto,só uma ressalva o primeiro texto a que se refere a ser sóbrio mensionado acima está no livro de 1Pedro e não 2pedro!!

    ResponderExcluir
  18. Deus abençoe por compartilhar conosco esta palavra

    ResponderExcluir
  19. Glorifico a Deus Pela Sua Vida ...Pois Estava Precisando Mesmo Ler Isso ..Como Deus Te Usou Tremendamente. NÃO PARE! Pois Tem Muitas Pessoas que Precisam dessas Palavras ...Deus Te Abençoe Grandemente!

    ResponderExcluir
  20. 7 Mas o fim de todas as coisas está próximo; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.1pedro 4:7

    ResponderExcluir
  21. Boa palavra conserteza uma grande base bíblica para os dias que estamos viveu tanto na igreja como no mundo
    Deus abençoe
    Graças te damos senhor por sua palavra ser o nosso manual de regras prática e fé
    Um abraço queridos
    A paz do senhor Jesus seja contigo

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.