segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Conselhos para ter uma vida financeira próspera



Hoje mais do que nunca vemos cristãos buscando prosperidade financeira. Muitas igrejas tem feito várias campanhas, mas não vejo quase nenhuma ensinar o cristão sobre como administrar bem sua vida financeira.

Hoje resolvi compartilhar aqui no blog como aprendi a administrar a minha e viver livre das dívidas.

A primeira coisa que me aconteceu foi que passei por alguns períodos bem difíceis em termos de finanças. Eu sempre tive um bom emprego, nunca havia me preocupado com dívidas, porém de repente comecei a ter problemas com cartão de crédito. Contei meu testemunho aqui. Depois compramos nossa casa e precisei ficar um ano sem comprar nada para pagar algumas dívidas contraídas. Graças à esses problemas, aprendi “na marra” a administrar minhas finanças.

1) A primeira coisa que fiz foi pagar nossas dívidas. Foi necessário abrir mão de muitas coisas: roupas novas, sapatos, passeios e viagens. Não foi fácil, mas conseguimos.

2) Pesquisei vários artigos e vídeos sobre como economizar, sobre consumismo, minimalismo, enfim, tudo que pudesse me ajudar a controlar minhas finanças:

3) Me livrei do cartão de crédito, atualmente pago tudo no débito. Se precisamos comprar algo caro, como um móvel por exemplo, juntamos durante alguns meses e compramos à vista, com isso conseguimos ótimos descontos e evitamos juros e parcelas a perder de vista.

4) Não gasto meu dinheiro com coisas supérfluas. Só compro coisas que realmente preciso. Dou preferência a comprar algo quando o que eu tenho já acabou ou está no fim. Isso se aplica a roupas, sapatos, cosméticos, bolsas e etc.

5) Aprendi que posso repetir roupa de festa sim. Afinal, se até a Kate Midleton repete roupas, porque não eu?

6) Não sigo moda, compro sempre roupas clássicas que duram mais tempo. Moda muda a cada estação, não posso e nem devo me dar o luxo de mudar todo meu guarda roupa a cada estação.

7) Procuro fazer compras de supermercado semanais, assim aproveito as ofertas e compro somente o que iremos consumir durante a semana, evitando desperdicio.

8) Gasto menos do que ganho. Parece simples, porém durante muitos anos sempre gastei muito mais do que ganhava, gerando descontrole nas finanças. Deus quer que você seja próspero, porém você precisa se controlar, caso contrário nunca sairá do vermelho.

Viva de acordo com o que você ganha e não de aparências. Você não precisa impressionar ninguém, você precisa ter uma vida financeira controlada, para viver em paz e tranquilidade. Para isso precisa entender esse marketing todo que a mídia usa para te levar a comprar descontroladamente. Quando passei a entender isso, me libertei.

Aqui no blog tem vários posts sobre consumismo, que irá te ajudar a entender porque somos levados a consumir mais e mais pela mídia.

 Quando você aprende a ser feliz e viver conforme sua renda, é libertador. Sinto uma paz tão grande, uma tranquilidade em saber que não tenho dívidas, que posso me planejar melhor para atingir meus sonhos e projetos. Você não tem ideia do quanto isso é gratificante!

Na casa do sábio há tesouros preciosos e o suficiente para viver, mas o tolo desperdiça tudo o que tem. Provérbios 21:20




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.