sábado, 15 de fevereiro de 2020

Porque pastores estão se suicidando?



Hoje eu quero falar sobre esse assunto polêmico que tem deixado muitas dúvidas no meio evangélico. Eu vou expressar a minha opinião, como esposa de pastor e fazendo parte de uma liderança de igreja.

Quando comecei a ver as notícias sobre esse assunto, pensei muito a respeito e hoje quero compartilhar com os irmãos a conclusão que cheguei, até como forma de alerta.

O que percebo hoje em dia nas igrejas, é principalmente, a falta de preparo dos pastores.
Há muitos anos atrás, para ser um pastor era necessário fazer seminário, ser preparado durante anos e só então um pastor assumia uma igreja e ovelhas para cuidar. Não é o que vemos hoje em dia. Pastores são levantados à bel prazer de suas lideranças. E o pior, é que a maioria desses pastores desconhecem o que é BATALHA ESPIRITUAL. Se você também não sabe, depois leia esse post aqui no blog

Irmãos, vivemos o final dos tempos, em que o diabo tem se levantado com fúria, contra todos aqueles que pregam o evangelho de Jesus Cristo! Se a pessoa não estiver preparada, ela não vai conseguir vencer!
Muitos pregam que "o diabo está derrotado", "piso na cabeça da serpente" e outros jargões, porém esquecem que o diabo ainda está nesse mundo, ele não morreu (ainda)! E ele tem fúria contra todo pastor e liderança de igrejas! Ele não está brincando com ninguém, ele continua roubando, matando e destruindo!

Um pastor que não sabe batalhar espiritualmente, é como um capitão que vai pra guerra sem armas e soldados. Ele será derrotado.

Tenho lido também que muitos desses pastores sofriam de depressão. Ok, mas porque não foram afastados de seus cargos, para se tratarem? Uma pessoa doente pode tratar de outros doentes?
Creio que não.

O que acontece é que, infelizmente, muitos querem ser pastor porque querem "status". Não sabem onde estão se metendo, não sabem que há um preço a ser pago todos os dias. E porque não sabem? Porque ninguém quer falar sobre isso e muitos também não querem ouvir sobre o assunto. Há pessoas que mesmo a gente falando, ensinando e explicando, não querem ouvir! Querem o "Status" de pastor, o cargo e quando se deparam com as lutas e ataques do inimigo, percebem tarde demais, que tudo é diferente do que pensavam. Outros nem se dão conta.

Ser pastor não é brincadeira! Não é ter "status", não é só colocar um broche e usar um chaveiro escrito PASTOR.

Irmãos,outra coisa, não adianta colocar a culpa nas ovelhas, dizendo que as ovelhas sobrecarregam o pastor, etc e tal, porque é o mesmo que dizer a culpa são dos doentes que sobrecarregam o médico !

Se um pastor estiver preparado, ele saberá dizer NÃO para uma ovelha quando necessário. Ele saberá colocar qualquer ovelha no seu lugar de ovelha! Mas se o pastor não estiver preparado, ele não terá controle sobre suas ovelhas.

Infelizmente, hoje para ser pastor não existe critério, basta alguém "querer" ser pastor e pronto, já é consagrado.

São poucas as igrejas que exigem seminários de seus pastores, poucas são as que preparam seus pastores para a batalha espiritual que irão enfrentar depois de serem consagrados.

E então, esses pastores são lançados como ovelhas para o "matadouro", não sabem o que estão enfrentando, as terríveis "forças ocultas" que os atacam dia e noite, até que doentes, fracos, são derrotados e acabam tirando suas próprias vidas.

E mesmo os pastores que são ordenados, mas não estão a frente de uma igreja e liderança são atacados do mesmo jeito, porque para o diabo não existe diferença, ele quer destruir e matar.

É por isso que eu quis fazer esse post, como forma de alerta. Se você tem o chamado para ser pastor ou qualquer cargo dentro de uma igreja, ore primeiro a Deus, se consagre, aprenda a lutar espiritualmente, se prepare. Não entre numa guerra sem preparo.

Escrevo esse post no temor do Senhor e em amor pela sua vida. Não seja mais um número na estatística de notícias.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:11-13

Um comentário:

  1. Nossa que sabedoria o Sengor tem te dado sobre assuntos do dia à dia mas esse texto dos pastores foi profundo,obrigado porque as vezes temos uma opinião sobre assuntos delicados como esse é pensamos que até estamos pecando em relação ao mesmo,isso me constrangida e agora fico mais aliviada.
    Grata!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.