Como ter motivação em tempos de crise

sábado, 14 de janeiro de 2017


Nos tempos de crise, é comum ouvirmos reclamações por todo lado, os noticiários só trazem notícias ruins, vemos os preços aumentarem, nossas expectativas diminuem e com isso ficamos desmotivados. As dicas abaixo são as que me ajudaram num período em que eu quase entrei em depressão e decidi compartilhar pois talvez te ajude assim como me ajudaram, ok?


1-Se apegue a Deus. Em tempos de crise nada melhor do que se apegar a Deus, buscá-lo em orações e súplicas. Ele, mais do que ninguém, é quem pode nos trazer conforto e alivio.

2- Fuja dos noticiários pelo menos durante o tempo em que você está desmotivado, pois ultimamente os noticiários só anunciam coisas ruins e acabam por nos deixar mais pra baixo ainda. Uma tática que eu uso é ler as noticias nos sites on line, assim você pode “filtrar” as notícias. Se for grandes tragédias, assassinatos ou fofocas eu simplesmente ignoro. Veja bem, eu não estou querendo dizer para vivermos alienados e sim para evitar, pelo menos no período crítico, ler coisas que nos coloquem para baixo ou que não nos acrescentem nada de bom.

3-Tenha um hobby. Pode ser livros, há tantos bons livros grátis para baixar em pdf e ler. Eu tenho vários, coloco no celular e leio sempre, principalmente livros para levantar o animo. Baixe filmes, veja vídeos no youtube para motivação, leia artigos de auto ajuda, baixe boas músicas, evite as deprês, baixe as alegres e que te façam lembrar bons momentos.

4-Faça cursos de artesanato. Há muitos diys no youtube, aprenda uma coisa nova pra fazer e preencher seu tempo. Eu comecei a fazer artesanato há dez anos quando perdi um filho e quase entrei em depressão, mas através do artesanato eu me levantei e até hoje eu o utilizo para evitar o estresse.

4- Procure ajudar outras pessoas. Quando eu aprendi a fazer artesanato eu montei um blog e passei a ensinar o que eu sabia para outras pessoas e foi tão gratificante que até hoje eu tenho esse blog onde eu posto e ensino o que eu aprendo nele. Se você não quiser aprender artesanato, procure ajudar alguma instituição de caridade. Sempre podemos doar algo, nem que seja nosso tempo e isso nos faz sentir que somos úteis de alguma forma para alguém.

5-Seja grato pelo que você tem. Quando somos gratos já temos meio caminho andado para evitar a desmotivação, comece a agradecer por ter acordado com vida, por ter saúde, por poder fazer coisas que outras pessoas não podem...enfim, veja na sua vida os motivos para agradecer...sempre há motivos, tenha certeza. Comece a cada dia agradecendo, logo isso se tornará um hábito.

6- Veja o lado bom das coisas. Sempre que acontece algo ruim, a tendência é focarmos toda nossa energia naquilo, esquecendo que tudo tem dois lados, basta olharmos com cuidado que acharemos o lado bom. Isso também é um exercício que só com o tempo você se habituará a exercer sempre.

7-Escreva em um caderno todas as pequenas bênçãos que acontecerem em sua vida durante a semana. Eu tenho esse hábito, na minha agenda deixo um espaço somente para anotar isso e no final eu vejo quantas bênçãos o Senhor preparou na minha vida durante a semana e isso me motiva muito!

Lembre-se:

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 15:13

Autora do texto: Wilma Banegas

0 comentários :

Postar um comentário