sexta-feira, 13 de março de 2020

Abigail: sensata e corajosa


Texto da bíblia : 1 Samuel 25


  
Nabal foi um homem totalmente insensato e cruel. Davi protegeu seus rebanhos durante meses, e quando foi pedir alimentos como pagamento, Nabal desdenhou de Davi e ignorou seu pedido. Isso provocou a ira do jovem comandante, que imediatamente convocou seu exército para destruir Nabal e toda sua casa. Porém, um servo que havia presenciado a cena, correu para avisar sua senhora.

Abigail, esposa de Nabal, era uma mulher de atitude e corajosa, ela logo pensou numa maneira de proteger a si e sua casa. Convocou suas servas para prepararem diversos alimentos para o exército de Davi. Ela os enviou na frente e foi logo atrás.

Imagina uma mulher bonita ir de encontro à um exército cujo comandante estava furioso e disposto a matar toda a sua casa? Ela não sabia o que iria encontrar, mas mesmo assim, não desistiu de tentar apaziguar a situação. E conseguiu.

Quando encontrou Davi, ela se humilhou perante ele, tomando para si a culpa que era do seu marido. Davi aceitou seu pedido de deculpas e seus presentes.

O Senhor então castigou Nabal com a morte. Depois disso, Davi tomou Abigail como esposa.

Abigail demonstrou ser uma mulher sensata e corajosa. Diante de uma tragédia iminente, ela teve presença de espírito em fazer algo para apaziguar a situação.

Ela não teve medo de enfrentar um exército, sem saber como seria recebida. Ela usou de discernimento e sabedoria ao falar com Davi em humildade.

Abigail tinha inúmeras qualidades, além de sua beleza. Na época em que esse fato ocorreu, as mulheres dependiam de seus maridos e não podiam tomar decisões sem seu consentimento, porém
Abigail decidiu tomar uma atitude para evitar que Davi exterminasse seu marido cruel e sua casa. Ela não demonstrou fraqueza, nem ficou lamentando a situação, pelo contrário, ela decidiu fazer algo a respeito. E com isso ela se salvou e à sua casa.

Assim como Abigail, não devemos aceitar qualquer sentença que venha sobre nossa família. Não fique prostrada, se lamentando, tome uma atitude de coragem, lute.

Nossas armas hoje são espirituais, ore, jejue, clame ao Senhor até conseguir a mudança.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.