domingo, 8 de março de 2020

Ouça os sábios conselhos



Presta bastante atenção aos sábios conselhos, e recebe de coração a orientação, assim alcançarás a sabedoria. (BKJ) Provérbios 19:20

O livro de provérbios é cheio de conselhos para alcançarmos sabedoria e a maioria diz sobre ouvir e receber a orientação de conselhos sábios.

Na minha juventude eu não aceitava conselhos de ninguém, sempre me achava “a dona da razão” e hoje olhando pra trás, vejo quanto sofrimento poderia ter evitado se eu tivesse ouvido os sábios conselhos de minha mãe e de pessoas que me amavam. Depois de muito “quebrar a cara”, eu aprendi a ouvir conselhos, mudar meus pensamentos, reconhecer meus erros e recomeçar querendo acertar.

Não sabemos tudo, estamos sempre aprendendo a cada dia. Se não tivermos o coração aberto à correção, nunca iremos amadurecer. Aprendizado também requer renúncia. Renúncia de nosso eu, sendo humildes para aprender com pessoas sábias.

Ouvir atentamente e mudar aquilo que estamos fazendo errado é um sinal de que estamos tendo sabedoria. Quantas vezes eu teimava em não ouvir o que as pessoas queriam me alertar e depois via que tinha tomado um caminho errado, que só me trouxe sofrimento. A pessoa que diz que “pensa assim e não vai mudar seu pensamento” está impedindo seu amadurecimento. Vai aprender com seus próprios erros e vai sofrer, como eu sofri.

Temos que ser sábios, ouvir as pessoas que pensam diferente de nós, procurar entender, analisar e se for necessário, mudar nosso pensamento.

Ouça sempre os conselhos sábios, receba de coração o que está sendo te passado, analise e mude aquilo que está errado. É um exercício diário, mas que sempre dá bons resultados e principalmente, evita grandes sofrimentos futuros.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.