quinta-feira, 19 de março de 2020

Como permanecer firme num mundo em crise




“Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”. (I Coríntios 16:13).

Hoje eu quero meditar um pouco com vocês sobre algumas exortações que a Palavra de Deus nos dá, para que possamos permanecer firmes na vida cristã. A cada dia que passa, fica mais difícil viver aqui no mundo. É bom lembrar também que “estamos no mundo, mas não somos do mundo” e, o mundo fica cada vez mais corrompido e mais distante do padrão do Reino de Deus.

A ordem de Deus, portanto, é:


1 – Vigiar 


Nos tempos antigos as cidades eram muradas e possuíam torres de vigia. Ali ficava o soldado vigiando para verificar se vinha algum inimigo atacar a cidade. Assim também o Senhor manda que fiquemos vigilantes, pois, como diz I Pedro 5.8: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. Portanto, devemos nos manter sempre vigilantes, não dando brechas para o inimigo.

2 – Estar firme na fé


Ainda nos reportando a I Pedro 5.9, lemos: “Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé”. A fé é o nosso escudo de proteção que o Senhor nos dá, para que possamos nos livrar dos dardos inflamados que o Diabo lança contra nossa vida. Efésios 6.16, diz: “Além disso, usem o escudo da fé com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”.

 3 – Portar com coragem 


A Bíblia nos compara a soldados. Somos soldado de Cristo e, como tais, não podemos jamais ser covardes. Pode vir a tribulação que vier nos atingir, não podemos nos acovardar, mas sair a combate, usando a armadura de Deus, que está descrita em Efésios 6. 13 a 17. Ainda mais, quando sabemos que o Senhor é a nossa Bandeira, Ele luta as nossas batalhas. Em Romanos 8 .37, lemos: “mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Em Isaias 41.10, lemos: “Por isso, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.

 4 – Fortalecei-vos  


A ordem de Deus é a de que nos mantermos fortalecidos, através de uma vida de intimidade diária com Jesus, nos alimentando da Sua Palavra, desenvolvendo uma vida de oração, tendo comunhão com os irmãos. Estas são formas de nos mantermos fortalecidos e, podermos resistir aos ataques do Diabo. Em Jeremias 15 .16, lemos: “Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor dos exércitos”. Vejamos ainda Salmo 119.11: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

Finalmente, Filipenses 4 .13, diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Reflexão: Que aceitemos o desafio de viver uma vida vitoriosa aqui na terra, nos comprometendo a ser mais vigilante, a termos mais fé, a sermos mais corajosos e, tendo mais intimidade com o Senhor, através da leitura da Bíblia, meditação na Palavra e da oração.



  Fonte





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.