domingo, 13 de janeiro de 2019

Depressão à luz da Bíblia






Apesar de ser o maior mal desse século, a depressão é antiga e foi relatada diversas vezes na Bíblia, como podemos ver no salmo abaixo:

Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura. Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças, livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão. Salmos 88:3-5

Vivemos hoje como se não pudéssemos demonstrar tristeza, precisamos declarar o tempo todo que estamos felizes, mas muitas vezes não é bem assim. Nos é ensinado que aconteça o que acontecer, aparente estar bem. Isso pode gerar um círculo vicioso em uma pessoa que está depressiva. Ela finge estar bem, mas se sente mal, então fica mal porque está fingindo se sentir bem. Até que, a pressão vai aumentando num grau que ela não consegue mais lidar com isso e muitos acabam se suicidando. 

Depressão é um tabu na igreja. As pessoas se sentem depressivas, mas deixam de procurar ajuda médica, porque acham que vai passar, que é a vontade de Deus. Isso não é verdade! Jesus nos ensinou a colocar nossos fardos Nele. Nos ensinou a não sermos ansiosos por coisa nenhuma.

Não vos andeis ansiosos, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34

Porém, se você não está conseguindo colocar seu fardo em Jesus, procure já ajuda médica, você pode estar com depressão. Hoje a medicina está bem avançada nessa área. Muitos tem conseguido conviver com a depressão e as síndromes relacionadas à ela, através da ajuda de medicamentos, vivendo uma vida normal.

A depressão pode levar a morte. Como vimos no salmo acima, a pessoa se sente tão mal, que não consegue ver a saída para seu sofrimento, ela então prefere acabar seu sofrimento tirando sua vida ou simplesmente ela se entrega, ficando sem comer, sem vontade de fazer nada, esperando a morte chegar.

Hoje, a maioria das igrejas ensinam que nossa esperança é ter um carro novo, uma casa, bens materiais.
Esquecem que a nossa maior esperança é a volta de Jesus!

A maioria das igrejas não falam mais nesse assunto. Parece que, nossa vida se resume em ser feliz aqui nesse mundo e não em nossa casa verdadeira: o céu!

É ensinado o tempo todo a fazer campanha após campanha a ter bens materiais, quando nossa maior felicidade não está nesse mundo, mas na vida eterna ao lado de Jesus. Essa deve ser nossa maior alegria: ter nosso nome escrito no livro da vida, saber que um dia poderemos abraçar Jesus e viver com Ele uma vida sem sofrimento, sem dor, sem angústias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.