quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A Reforma Protestante





"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:32


Hoje é comemorado o dia da Reforma Protestante, por ser esta a data em que o monge agostiniano e doutor em teologia, Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg. 

Se você é cristão precisa saber o que foi a Reforma Protestante. Um movimento que dividiu a igreja católica e fez surgir o protestantismo moderno. 

A título de aumentar seu conhecimento, eu trouxe esse post sobre esse assunto. 

A Reforma Protestante foi um movimento para reformar as doutrinas da igreja católica, que levou à divisão entre a Igreja Católica e as igrejas protestantes. A partir da Reforma Protestante, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas, reformadas, anglicanas e outras.

A base do movimento protestante é que toda doutrina cristã deve ser fundamentada na Bíblia.

Uma igreja em crise 


No século XVI, a Igreja Católica estava em crise. Cada vez mais pessoas protestavam contra os abusos da liderança da igreja, como:

*A riqueza, corrupção e devassidão dos líderes da igreja

*A “venda do perdão” (ao dar uma doação à igreja, a pessoa recebia uma indulgência pelo pecado)

*Sua procura por cada vez mais poder político

Apesar de passar a imagem de ser muito unida, a Igreja Católica enfrentava divisões. Alguns séculos antes, a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa se tinham separado, principalmente por causa de questões de poder. O Papa queria poder absoluto sobre a igreja, mas os ortodoxos discordavam. Além disso, algumas pessoas mais cultas começaram a ler a Bíblia e descobriram que certas coisas que a Igreja Católica ensinava contradiziam a palavra de Deus.

Antes da Reforma Protestante, várias pessoas tentaram abrir debates sobre esses assuntos e reformar a Igreja Católica. No entanto, a resposta da liderança da igreja foi rejeitar o debate e perseguir quem protestasse.

O surgimento da Reforma Protestante 


Em 1517, Martinho Lutero publicou as 95 Teses, um documento queixando contra 95 coisas que achava que estavam erradas na Igreja Católica. Esse ato teve consequências muito maiores do que se podia imaginar... As ideias de Lutero encontraram aprovação entre muitas pessoas que, por vários motivos, estavam em desacordo com a Igreja Católica. Assim, Lutero ganhou bastante apoiantes.

No entanto, a Igreja Católica condenou suas ideias e recusou qualquer ideia de reforma na sua doutrina. Como Lutero também se recusou a abandonar suas ideias, foi excomungado. Assim, o que tinha começado como um movimento para reformar a Igreja Católica se tornou um novo ramo do Cristianismo. O movimento ficou conhecido como a Reforma Protestante porque seus membros queriam reformar a igreja, voltando para a verdade da Bíblia, e protestavam contra os erros da Igreja Católica.

Além de Lutero, vários outros pensadores influenciaram a Reforma Protestante, como Calvino, Zuínglio e Knox. Por sua influência (e pela motivação de governantes que se queriam ver livres do poder político do Papa), o protestantismo se espalhou pela Europa do Norte.


Os cinco ensinamentos principais que distinguem as igrejas protestantes são: 


Sola Scriptura - Somente as Escrituras devem ser a base de toda e qualquer doutrina; as tradições da igreja só têm valor se tiverem bom embasamento na Bíblia.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos dos Apóstolos 17:11

Sola Gratia - Somente a graça de Deus nos salva, porque ninguém consegue merecer a salvação; é um presente gratuito de Deus.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6:23

Sola Fide - Somente pela fé somos salvos e justificados do pecado; nossas obras não nos salvam.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9

Solus Christus - Somente Cristo salva; o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para todos os pecados; ninguém mais pode nos salvar do pecado.

"Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados". Hebreus 10:12-14

Soli Deo Glória - Somente Deus merece glória; ninguém mais merece nossa adoração – nem outros deuses, nem santos, nem Maria, nem qualquer outra pessoa.

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". Isaías 42:8

Os resultados da Reforma Protestante 


A Reforma Protestante gerou uma grande mudança na História do Cristianismo. Novas ideias surgiram e a forma como a Bíblia era encarada mudou muito. Para combater o movimento protestante, a Igreja Católica fez uma Contra-Reforma. Alguns ensinamentos da igreja foram radicalizados e, nos países católicos, protestantes foram brutalmente perseguidos pela Inquisição. Nos países protestantes também houve muita violência contra católicos. A busca por poder pelos líderes políticos dos dois lados levou a muita violência e crueldade. Nos países protestantes, mais pessoas tiveram acesso à Bíblia. Assim, ficaram menos dependentes dos ensinamentos da liderança e podiam verificar se o que estava sendo dito era certo. Eventualmente, a Reforma Protestante levou a mais liberdade religiosa.


O que aconteceu com Lutero após a Reforma


A Igreja Romana ordenou que Lutero se apresentasse em Roma para responder às acusações de heresia. Sabendo do caso, o Príncipe da Saxônia, Frederico o Sábio, interveio e insistiu que a audiência de Lutero fosse realizada em solo alemão. Como resultado, uma Dieta Imperial foi realizada na cidade de Augsburgo, em 1518. Lutero se recusou a mudar de opinião.Temendo ser preso, fugiu de Augsburgo. 
As ideias de Lutero logo encontraram adeptos em todas as regiões da Alemanha, e mesmo fora dela. A resposta do Papa à situação foi uma bula (ordem papal), ameaçando Lutero de excomunhão, caso não se retratasse. Em protesto, ele queimou publicamente a bula e foi excomungado em janeiro de 1521. 
Em junho de 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Os dois tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. 
Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados. Também escreveu hinos para a Igreja. Parte de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas.
Lutero faleceu de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.





Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.