terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como vencer um pecado mais forte do que eu?



A primeira coisa a observarmos é que nenhum desejo ou pecado é incontrolável, a menos que permitamos que ele seja.

A Bíblia nos ensina que as tentações são limitadas por Deus para que as possamos vencer: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças.”(1 Coríntios 10:13).

Um desejo só pode ser mais forte do que as nossas forças quando nós mesmos damos esse poder a ele. Assim, devemos nos posicionar com uma postura firme contra o pecado que nos assedia. Isso significa que os desejos nos vencem quando estamos fracos ou quando olhamos para nós mesmos nos achando fracos. 

Eles nos vencem quando damos esse poder a ele. Mas como damos esse poder de vitória aos desejos errados? Tiago nos mostra isso de forma clara em sua carta: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:14).

 Permitimos ser atraídos e seduzidos pelos desejos errados. E uma vez seduzidos estamos nas mãos deles e eles promovem a sua destruição em nossa vida. Isso significa que devemos nos posicionar e dizer não logo quando sentimos que estamos cobiçando algo que é errado.

Para vencer um pecado que parece maior do que nós precisamos ser firmes. Isso nos indica que para controlarmos os maus desejos devemos barrá-los logo no início, quando eles são mais fracos, quando estão tentando nos seduzir. Essa, porém, não é uma tarefa fácil, pois desejamos (e gostamos) de fazer aquilo que está nos seduzindo. Cobiçamos aquilo. Geralmente os maus desejos nos dão certo prazer, e isso nos atrai.

O segredo para a vitória está em sermos racionais, em trazermos à nossa mente aquilo que aprendemos na palavra de Deus e dizermos não. Paulo emprega uma linguagem que acho interessante quando orienta: “Fugi da impureza.” (1 Coríntios 6:18). Essa é uma excelente forma de enfrentar os maus desejos: fugir deles. Mas fugir para onde, se muitas vezes eles estão dentro de nós?

 Fugir para a presença de Deus! Os maus desejos são destruídos na presença de Deus. Quando fugimos deles e comparecemos em oração aos pés do Senhor, quando clamamos ao Pai, quando reconhecemos perante Ele a nossa pequenez, quando dizemos não ao pecado mesmo querendo praticá-lo, quando até choramos de desespero buscando forças em Deus, etc.

Essas são formas de fugir e vencer os maus desejos que querem nos controlar. Não é tarefa fácil, mas é tarefa possível a cada um de nós.

Basta gerarmos em nosso coração esse desejo de vencer e contarmos com a ajuda poderosa do nosso Deus: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).


Crédito: Esboçando Idéias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, porém seja educado (a), caso contrário seu comentário será excluído.